quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Ex-secretário de Saúde do Maranhão é preso por suspeita de desvio de recurso público




O ex-secretário de Saúde do Maranhão Ricardo Murad foi preso durante uma operação que apura desvios de recursos públicos. Ele se apresentou à Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira (18). Murad é cunhado de Roseana Sarney (MDB), ex-governadora do estado, e foi secretário estadual entre 2012 e 2014, durante o quarto mandato de Roseana no Maranhão.

Trata-se da sexta fase da Operação Sermão dos Peixes, chamada de Peixe de Tobias.

A PF apurou indícios de que, entre os anos de 2011 a 2013, aproximadamente R$ 2 milhões destinados ao sistema de saúde estadual foram desviados para uma empresa sediada na cidade de Imperatriz (MA). A polícia verificou ainda pagamentos mensais a blogueiros.

O advogado de Ricardo Murad, Marcos Lobo, disse ao G1 que ainda não teve acesso à decisão judicial e que não pode respoder sobre o caso.

prisão de Murad já havia sido pedida em 2015, mas foi negada pelo juiz federal Roberto Carvalho Veloso.

Outra operação

A Polícia Federal também deflagrou uma nova operação para apurar vazamento de informações da primeira fase da Sermão aos Peixes. Ela é chamada de Abscondito II e foi iniciada em 2016. A PF avançou na investigação sobre o vazamento e reuniu prova de que os membros da organização criminosa conseguiram cooptar servidores públicos para a obtenção de informações privilegiadas. Depois, destruíram e ocultaram provas.

Além disso, violando medidas cautelares impostas pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, um dos investigados teria dilapidado seu patrimônio e transferido seus bens para terceiros para impedir que fosse decretada a perda de tais bens.

Mandados judiciais

Ao todo, considerando as duas operações, foram expedidos 19 mandados de busca e apreensão, oito mandados de prisão temporária e um mandado de prisão preventiva.

As pessoas investigadas poderão responder pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa, dentre outros que possam ainda ser apurados. Após os procedimentos legais, os presos serão encaminhados ao sistema penitenciário estadual, onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.

DE G1 MA

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

36 detentos não retornam às penitenciárias após saída do Dia das Crianças no Maranhão


A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que 36 detentos no Maranhão não retornaram para os presídios após o benefício da saída temporária do Dia das Crianças.

A 1ª Vara de Execuções Penais da comarca da Ilha de São Luís havia autorizado a saída de 658 internos do regime semiaberto. No entanto, a Seap disse que 611 internos saíram na manhã da última quarta-feira (10) para visita às famílias em alusão ao Dia das Crianças.

Os internos deveriam retornar até as 18h desta terça-feira (16), data limite estipulada pelo juiz titular da 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís, Marcio Castro Brandão. O benefício, concedido pelo magistrado, prevê sanções para os internos que descumprirem o prazo.


FONTE: G1 MA

Colisão entre ônibus e animal deixa 19 pessoas feridas e uma morta


Na  noite desta última terça-feira (16), uma colisão envolvendo um ônibus e um animal deixou uma pessoa morta e 19 feridas, no km 117, da BR 316, no município de Santa Luzia do Paruá, noroeste do Maranhão.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 19h50. Após colidir em um animal o ônibus capotou.

Um senhor de 75 anos, identificado como Juvenal Fialho Brito morreu.

Ainda de acordo com a PRF, durante toda a noite equipes policiais e médicas trabalharam no atendimento às vítimas, na sinalização e segurança do local do acidente.

de MA10.



Homem estupra sua enteada de 10 anos em Itapecuru-Mirim


A polícia civil do Maranhão, por meio da delegacia regional de Itapecuru-Mirim, através da delegacia da Mulher, efetuou duas prisões nesta terça-feira (16) na zona rural do município.

o povoado Picos I foi preso Lázaro de Jesus Cardoso, de 35 anos, acusado do crime de estupro de vulnerável, cuja a vítima é sua enteada de apenas 10 anos de idade.

Em seguida, no povoado Bebedouro, foi preso Cleiton Ferreira Mesquita, de 32 anos, por descumprimento de medida protetiva (Lei Maria da Penha).


de Blog do Alpanir.

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Assembleia entrega Medalha Manuel Beckman ao ministro Reynaldo Fonseca


Em Sessão Solene realizada nesta quinta-feira (11), a Assembleia Legislativa do Maranhão homenageou o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, concedendo-o a Medalha Manuel Beckman, maior honraria do Parlamento Estadual.

O projeto de resolução que assegurou a homenagem é de autoria do presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), e do deputado Alexandre Almeida (PSDB). A solenidade foi prestigiada pelo governador Flávio Dino (PCdoB), pelos presidentes do Tribunal de Justiça, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA), desembargador Ricardo Duailibe, o procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins, bem como pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TRT), Caputo Bastos.

Além deles, participaram da solenidade o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Caldas Furtado; o juiz federal José Valterson, e o ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso.  Juízes, desembargadores, promotores e outras autoridades também se fizeram presentes, além de amigos e familiares de Reynaldo Fonseca.

agradeceu pela homenagem e confessou que recebeu a distinção com satisfação e alegria. "É uma honra enorme receber a Medalha Manoel Beckman. Em primeiro lugar, porque ela homenageia o maior mártir da Independência do Brasil, antes mesmo de Tiradentes. Em segundo lugar, não é uma Medalha para mim, mas para todos que ocupam ou ocuparam as instituições às quais tive a honra de pertencer", confessou.

Na Sessão Solene, foi exibido um vídeo sobre a carreira do ministro, que é natural de São Luís e iniciou a vida profissional como servidor do Poder Judiciário. Entre 1982 e 1986, passou pelo Tribunal de Justiça do Maranhão e pela Justiça Federal. Em 1992, ingressou na magistratura como juiz de Direito substituto no Distrito Federal. Logo em seguida, aprovado em concurso em 1993, tornou-se juiz federal substituto da 4ª Vara da Seção Judiciária do DF. Tomou posse no TRF1 em 2009. Em 26 de maio de 2015, Reynaldo Soares da Fonseca tomou posse no cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça.

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Criança de dois anos morre durante tiroteio em Açailândia

Jamylle Santos de dois anos foi atingida durante tiroteio em Açailândia — Foto: Divulgação/Polícia


Uma criança de dois anos foi identificada como Jamylle Santos morreu após ser atingida durante um tiroteio na noite desta quarta-feira (10) no bairro Pequiá em Açailândia, a 552 km de São Luís. Além da menina, outras três pessoas foram baleadas.

De acordo com a polícia, dois homens armados chegaram em uma motocicleta para assassinar um homem identificado como João do Brega e durante o confronto ele foi baleado. Além dele, Alcione Santos que está grávida e é mãe de Jamylle, foi atingida de raspão no braço e uma outra criança de um ano foi alvejada com um tiro no pé.

Após a ação, os três feridos foram socorridos e levados para o Hospital Regional de Açailândia. Ainda não há informações sobre a localização dos homens envolvidos no tiroteio e qual teria sido a motivação.
do G1 MA

Bandidos explodem agência da Caixa Econômica em Timon no Maranhão

Bandidos explodem agência da Caixa Econômica Federal em Timon — Foto: Divulgação/Polícia


Um grupo de bandidos explodiu na madrugada desta quinta-feira (11) a agência da Caixa Econômica Federal (CEF), no município de Timon, a 450 km de São Luís.

Segundo o superintendente de Polícia Civil do interior do Maranhão, delegado Armando Pacheco, a ação criminosa aconteceu por volta das 3h e houve troca de tiros com a polícia. Ele acrescenta que os bandidos utilizaram miguelitos, triângulo feito com pregos, para impedir uma perseguição policial.

“O confronto foi com a Polícia Militar no momento do assalto. Eles jogaram miguelitos na porta do quartel e em vários locais, mas ainda assim chegou uma guarnição da PM e teve troca de tiros. Os policiais não conseguiram fazer a perseguição por conta dos miguelitos que furaram o pneu da viatura”, contou o delegado.

Sobre o valor roubado pelo bando, o delegado afirmou que não foi informado, já que a gerência da CEF ainda não divulgou. “Nós não sabemos quanto os bandidos levaram após a explosão. A gerência não divulgou nada ainda”.

Do G1 MA.