sexta-feira, 29 de março de 2019
CÂMARA APROVA DIVÓRCIO IMEDIATO EM CASO DE AGRESSÃO DOMÉSTICA
A Câmara dos Deputados aprovou hoje um projeto de lei que permite à vítima de violência doméstica solicitar ao juiz a decretação imediata do divórcio ou do rompimento da união estável. A matéria segue para apreciação do Senado.
O texto aprovado prevê a necessidade de a vítima ser informada sobre o direito de pedir imediatamente o divórcio e a possibilidade de o juizado decidir sobre esse divórcio sem tratar da partilha de bens, que poderá ser feita posteriormente.
A relatora do texto aprovado, deputada Erika Kokay (PT-DF), destacou que atualmente a lei já permite o divórcio ou a dissolução da união estável em qualquer hipótese, sem a necessidade de que a vítima comprove violência doméstica para que o vínculo seja rompido.
"Mesmo assim, o projeto tem grandes méritos. O primeiro é chamar atenção para o fato de que, entre as vítimas de violência doméstica e familiar, ainda há grande desinformação sobre a possibilidade de ajuizamento imediato da ação de divórcio, sendo útil colocar na lei a necessidade de orientar as vítimas sobre essa alternativa", afirmou a deputada.
quarta-feira, 27 de março de 2019
URGENTE: HOMEM É ASSASSINADO A TIROS NA BR 222 NO MUNICÍPIO DE VARGEM GRANDE
Um assassinato aconteceu agora a pouco na BR 222 em Vargem Grande, segundo informações é que o Homem conhecido como Fontenele, reagiu a um assalto e levou disparos de arma de fogo.
Até agora a Polícia não tem informações dos Assassinos.
A qualquer momento iremos trazer mais informações.
terça-feira, 26 de março de 2019
Atletas Vargengrandenses conquistam 37 medalhas na XXVIII Copa Sesc João Daudt de Karatê
Aconteceu no último final de semana a XXVIII Copa Sesc João Daudt de Karatê, realizada no Sesc Comunidade Raposa/MA e contou com a participação de diversos atletas karatecas de todo o estado do Maranhão.
Vargem Grande não ficou de fora da competição e levou uma delegação de 26 competidores, e, acabou faturando um número expressivo em medalhas. A delegação ficou sob a responsabilidade dos senseis Geovan Oliveira e Gabriel Oliveira.
Foram conquistadas ao todo 37 medalhas: 12 de bronze, 8 de prata e 17 de ouro.
Veja abaixo a lista completa dos atletas Vargem-grandenses e seus respectivos números de medalhas:
Seleção Vargem-grandense de karatê
Campeonato Maranhense 1° etapa:
01- Jade Ariele - 1 medalha de ouro e 1 medalha de prata;
02- Luiz Eduardo - 1 medalha de Ouro;
03- Maira Andressa - 2 medalhas de ouro;
04- Pedro Bezerra - 1 medalha de bronze;
05- Kevilin Mello - 1 medalha de ouro;
06- Jadson Ariel-1 medalha de bronze;
07- Samara Sousa Mello - 1 medalha de ouro e 1 medalha de bronze;
08- Evilin Samara - 2 medalhas de ouro;
09- Keilla Tauane - 1 medalha de bronze;
10- Yago Vieira- 1 medalha de ouro;
11 - Elisson Arthur - 1 medalha de bronze;
12- Lara Thaise - 1 medalha de bronze e 1 medalha de prata;
13- Márcio José - 1 medalha de ouro;
14- Maria Eduarda - 2 medalhas de ouro;
15- Maria Madalena - 1 medalha de bronze e 1 medalha de prata;
16- Gilmar Mendes- 2 medalhas de ouro;
17- Bruna Valéria- 1 medalha de ouro e 1 medalha de bronze;
18- Maria Francisca- 1 medalha de bronze e 1 medalha de prata;
19- Emanuel Pires - 1 medalha de prata;
20- Francisco Emanuel- 1 medalha de ouro;
21- Lucas Daniel -2 medalhas de prata;
22- José Iramar- 1 medalha de bronze;
23- Raimundo Santos -1 medalha de prata;
24- Francisco das Chagas- 1 medalha de bronze;
25- Adenildo Sousa - 1 medalha de bronze;
26- MessiasGabriel Oliveira- 1 medalha de ouro;
TOTALIZANDO ASSIM _37 MEDALHAS, SENDO:
17 medalhas de ouro;
8 medalhas de prata;
12 medalhas de bronze;
Esta edição da XXVIII Copa Sesc João Daudt de Karatê, foi dedicada à homenagem ao atleta Vargem-grandense Ítalo Fernando
Em contato com o blog, Gabriel Oliveira em nome de toda a delegação agradeceu à Prefeitura Municipal de Vargem Grande por todo apoio prestado através da Secretaria de Esportes e Lazer (SEDEL), aos jovens competidores, a aproveitou para agradecer ao Sesc pela linda homenagem à italo Fernando.
segunda-feira, 25 de março de 2019
SÓ ACONTECE NO BRASIL: Desembargador do TRF2 manda soltar Michel Temer
A Justiça determinou nesta segunda-feira (25) a soltura do ex-presidente Michel Temer, preso quinta-feira em São Paulo pela Força-Tarefa da Lava Jato no Rio. A decisão é do desembargador Antonio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.
A decisão também determina a soltura do ex-ministro Moreira Franco, de João Baptista Lima Filho, o Coronel Lima, apontado como operador financeiro do suposto esquema criminoso comandado por Temer, e de outros cinco alvos da Operação Descontaminação.
São eles: Maria Rita Fratezi, Carlos Alberto Costa, Carlos Alberto Costa Filho, Vanderlei Di Natale e Carlos Alberto Montenegro Gallo – este último, sem pedido de habeas corpus em seu nome.
Na sexta-feira (22), o TRF2 tinha informado que os pedidos de habeas corpus do ex-presidente Michel Temer (MDB) e de Moreira Franco (MDB) seriam julgados apenas na quarta-feira (27).
A corte também tinha informado que o caso não seria analisado monocraticamente — ou seja, apenas pelo relator — e que iria para a Primeira Turma Especializada. Agora, o julgamento do mérito dos habeas corpus foi retirado da pauta de quarta-feira.
Athié argumentou na decisão desta segunda que todos os pedidos foram feitos até 17:00 horas de sexta-feira (22), mas que não houve tempo hábil de tomar uma decisão ainda na semana passada. “Não tinha, assim, a menor condição de, naquela tarde, decidir com segurança”, escreveu.
O desembargador diz ainda que aproveitou o fim de semana para ler todos os documentos. Na quarta, a Primeira Turma Especializada julgaria o caso.
“Ao examinar o caso, verifiquei que não se justifica aguardar mais dois dias para decisão, ora proferida e ainda que provisória, eis que em questão a liberdade. Assim, os habeas-corpus que foram incluídos na pauta da próxima sessão, ficam dela retirados”.
Do G1
Assembleia lança campanha institucional contra assédio, violência e feminicídio
Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, por meio da Diretoria de Comunicação, iniciou, no fim de semana, uma campanha publicitária contra o assédio e o feminicídio (link do vídeo acima), que tem por objetivo alertar a sociedade maranhense sobre as diversas formas de violência contra a mulher, incentivando a denúncia contra os agressores.
A campanha está no ar com um vídeo e spot de 60 segundos, que estão sendo veiculados em emissoras de televisão e de rádio em todo o Estado.
O projeto conta com o apoio do Grupo de Esposas de Deputados (Gedema) e da Procuradoria da Mulher.
Chega de abuso! Chega de assédio! Chega de feminicídio! Essas são as principais frases de efeito que impulsionam a campanha, incentivando as mulheres vítimas de violência a darem um basta na relação com seus agressores, denunciando-os aos meios competentes.
Mulheres que lideram equipes, mulheres empresárias, policiais, mulheres que trabalham e estudam, são mães e cuidam da família. O importante papel de destaque feminino na sociedade também está presente no VT da Alema. A abordagem da campanha impõe um basta à violência e também destaca que mulheres merecem respeito.
“A Assembleia Legislativa do Maranhão sensível à crescente onda de violência que tem vitimado, a cada dia, mais mulheres no Brasil, lança esta campanha publicitária que serve não apenas de alerta, mas, principalmente, com o objetivo de promover o empoderamento das mulheres, mostrando que elas ocupam posições de destaque na sociedade, quer seja nos seus ambientes ou no seio familiar”, afirmou o diretor de Comunicação da Assembleia, jornalista Edwin Jinkings.
Números do feminicídio
A campanha institucional, lançada pela Assembleia Legislativa, ocorre em março, mês da mulher, quando várias instituições unem forças para alertar e conter a onda de feminicídio no Brasil, que, em 2018, fez 4.254 vítimas em todo o país, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Nos dois primeiros meses de 2019, já foram registrados, no Brasil, 217 casos de feminicídio consumados, conforme estudo da USP. No Maranhão, neste mesmo período, ocorreram 10 assassinatos de mulheres com as mesmas características de crime de ódio pela condição feminina, segundo relatório do Departamento de Feminicídio do Estado.
Já o site Relógio da Violência, do Instituto Maria da Penha, apresenta uma pesquisa em que os dados são ainda mais preocupantes. No Brasil, a cada dois segundos uma mulher é vítima de violência física ou verbal; a cada sete segundo uma mulher é vítima de violência física; a cada dois minutos uma mulher é vítima de arma de fogo; a cada 22 segundos uma mulher é vítima de espancamento ou tentativa de estrangulamento.
A campanha está no ar com um vídeo e spot de 60 segundos, que estão sendo veiculados em emissoras de televisão e de rádio em todo o Estado.
O projeto conta com o apoio do Grupo de Esposas de Deputados (Gedema) e da Procuradoria da Mulher.
Chega de abuso! Chega de assédio! Chega de feminicídio! Essas são as principais frases de efeito que impulsionam a campanha, incentivando as mulheres vítimas de violência a darem um basta na relação com seus agressores, denunciando-os aos meios competentes.
Mulheres que lideram equipes, mulheres empresárias, policiais, mulheres que trabalham e estudam, são mães e cuidam da família. O importante papel de destaque feminino na sociedade também está presente no VT da Alema. A abordagem da campanha impõe um basta à violência e também destaca que mulheres merecem respeito.
“A Assembleia Legislativa do Maranhão sensível à crescente onda de violência que tem vitimado, a cada dia, mais mulheres no Brasil, lança esta campanha publicitária que serve não apenas de alerta, mas, principalmente, com o objetivo de promover o empoderamento das mulheres, mostrando que elas ocupam posições de destaque na sociedade, quer seja nos seus ambientes ou no seio familiar”, afirmou o diretor de Comunicação da Assembleia, jornalista Edwin Jinkings.
Números do feminicídio
A campanha institucional, lançada pela Assembleia Legislativa, ocorre em março, mês da mulher, quando várias instituições unem forças para alertar e conter a onda de feminicídio no Brasil, que, em 2018, fez 4.254 vítimas em todo o país, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Nos dois primeiros meses de 2019, já foram registrados, no Brasil, 217 casos de feminicídio consumados, conforme estudo da USP. No Maranhão, neste mesmo período, ocorreram 10 assassinatos de mulheres com as mesmas características de crime de ódio pela condição feminina, segundo relatório do Departamento de Feminicídio do Estado.
Já o site Relógio da Violência, do Instituto Maria da Penha, apresenta uma pesquisa em que os dados são ainda mais preocupantes. No Brasil, a cada dois segundos uma mulher é vítima de violência física ou verbal; a cada sete segundo uma mulher é vítima de violência física; a cada dois minutos uma mulher é vítima de arma de fogo; a cada 22 segundos uma mulher é vítima de espancamento ou tentativa de estrangulamento.
domingo, 24 de março de 2019
URGENTE: NOTÍCIA DE QUE HELICÓPTERO DA DIMENSÃO CAIU, NÃO É VERDADEIRA
Circulou ontem nas redes sociais de que um Helicóptero da Dimensão Engenharia teria caído no interior do Maranhão, a informação nos foi repassada agora a pouco que a informação dessa queda não é verdadeira.
Já em outros grupos de Whatsapp informam que a queda do Helicóptero aconteceu no estado do Pará.
sábado, 23 de março de 2019
EXCLUSIVO: CAIU AGORA A POUCO UM HELICÓPTERO NO INTERIOR DO MARANHÃO
Segundo informações ainda não oficiais, um helicóptero da empresa Dimensão Engenharia caiu em um interior do Maranhão, segundo relatos em grupos de Whatsapp, três tripulantes morreram.
Maiores informações a qualquer momento.
sexta-feira, 22 de março de 2019
URGENTE: Policial de folga frustra assalto a coletivo e prende um homem e apreende um menor na Avenida Santos Dumont
Um policial de folga do Batalhão de Polícia Militar de Turismo – BPTur – conseguiu impedir na noite desta sexta (22) que dois criminosos, que estavam assaltando um ônibus da linha Estiva, fugissem com os pertences das vítimas. O caso ocorreu Avenida Santos Dumont, próximo à entrada do bairro Pirapora.
O policial, que estava em um veículo próximo ao ônibus, interviu ao perceber que o coletivo estava sendo assaltados por dois criminosos. A dupla, ao descer do ônibus, chegou a atirar contra o veículo do policial, que revidou acertando um menor de idade com dois tiros em uma das pernas e o outro criminoso também com um tiro também na perna.
Com os criminosos, o policial apreendeu uma pistola, que estava em posse do menor de idade, um revólver em posse do comparsa, celulares e dinheiro das vítimas. A dupla foi encaminhada ao Hospital Municipal Dr. Clementino Moura, o Socorrão II.
Veja o vídeo no momento em que os Elementos foram presos pela Polícia Militar.
quarta-feira, 20 de março de 2019
AGORA: MARÉ ENCHE E INVADE O ESTACIONAMENTO DO CENTRO HISTÓRICO.
Agora a pouco o mar invadiu o estacionamento do Centro Histórico de São Luis, varios carros ficaram inundados e o trânsito ficou lento na região do Centro.
Em um vídeo gravado por moradores do Bairro São Francisco e na Cidade de São José de Ribamar também ouve o aumento da maré que segundo especialistas é em função da força da Lua, já outros acham que pode ser o fim dos tempos.
INSS: TRABALHADORES NÃO PRECISARÃO MAIS RECORRER A SINDICATOS PARA OBTER DECLARAÇÃO COMPROBATÓRIA
A partir de hoje, quarta-feira (20), os trabalhadores rurais interessados em se aposentar não precisarão mais recorrer aos sindicatos para obter a declaração de atividade rural, documento necessário para dar entrada no pedido. Eles agora poderão se dirigir diretamente às agências do INSS, onde preencherão uma autodeclaração de exercício de atividade rural. Não será necessário que a autodeclaração seja ratificada por entidades públicas credenciadas pelo Pronater, o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária, ou por qualquer outro órgão público.
Vale destacar que todo o trabalho de exame e ratificação da autodeclaração entregue pelo trabalhador rural será feito pelo próprio INSS. É bom lembrar que o procedimento é integralmente gratuito.
A simplificação das regras de comprovação da atividade rural foi determinada pela Medida Provisória número 871, publicada em 18 de janeiro deste ano. A intenção do governo é melhorar a gestão do INSS, combater fraudes e irregularidades, e reduzir os gastos com o pagamento de benefícios indevidos. Como anteriormente o segurado já precisava formalizar seu requerimento junto ao INSS, a Medida Provisória, na prática, também ajuda a desburocratizar a concessão do benefício, eliminando a necessidade de comprovação no trabalho no campo por meio do sistema sindical e facilitando o acesso à previdência social. O trabalhador poderá se dirigir diretamente ao INSS, sem intermediários.
Para o governo, o reconhecimento do tempo de serviço e de outros direitos dos trabalhadores por meio dos sindicados é de um tempo em que o Estado brasileiro não tinha capacidade de atender a toda a população. O INSS diz que o segurado especial poderá continuar agendando seu atendimento pelo número 135, e que o tempo médio de espera é de 14 dias.
De acordo com a Medida Provisória, a partir de janeiro de 2020 a comprovação do exercício da atividade rural será feita exclusivamente pelas informações constantes no sistema do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), mantido pelo Ministério da Economia.
Para facilitar a vida do segurado, o modelo de formulário de autodeclaração está disponível na internet, no portal do INSS – (Declaração do Pescador Artesanal ou Declaração do Trabalhador Rural) e em todas as agências da Previdência Social. O documento poderá ser preenchido pela internet ou pessoalmente na agência. Depois, haverá a confirmação automatizada pelo INSS. Para isso, o INSS vai acessar as bases de dados de órgãos públicos.
A Medida Provisória previu que a DAP (Declaração de Aptidão do Pronaf) seja usada como meio de prova do trabalho rural do segurado especial. A DAP é emitida pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Isso vai unificar as políticas rurais da agricultura familiar na busca de informações mais seguras e redução de irregularidades.
A simplificação dos procedimentos foi possível a partir de um trabalho articulado da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo e do INSS. Em conjunto, foi desenvolvida uma ferramenta de atendimento ao segurado que, além de mais ágil, será bem mais simples para o trabalhador rural.
fonte: previdencia.gov.br
Governo assina portaria que regulamenta a execução do Programa “Cheque Cesta Básica – Gestante”
A portaria que regulamenta a execução do Programa “Cheque Cesta Básica – Gestante” foi assinada nesta sexta-feira (15) pelos gestores das secretarias de Estado da Saúde (SES), da Fazenda (Sefaz) e Extraordinária de Articulação de Políticas Públicas (SEEPP), em solenidade no Palácio Henrique de La Rocque.
O programa é uma estratégia para estimular a procura pela assistência pré-natal por mulheres grávidas de baixa renda do Maranhão e reduzir as mortes materno-infantis no estado. A portaria dá seguimento ao decreto assinado pelo governador Flávio Dino na posse do segundo mandato.
“Temos um número muito pequeno de mulheres maranhenses que realiza pelo menos seis consultas pré-natais, como preconizado pelo Ministério da Saúde. O Cheque Cesta Básica – Gestante, nesse sentido, é mais um incentivo para que elas busquem assistência médica. Mais do que isso, é uma forma de conseguirmos fazer a triagem e o acompanhamento, evitando complicações e reduzindo as mortes de mães e bebês”, destacou o secretário de Estado da Saúde (SES), Carlos Lula.
O benefício será pago diretamente à gestante em até nove parcelas de R$ 100, sendo até seis parcelas durante a gravidez e as demais nos primeiros meses de vida da criança, e deverá ser utilizado, exclusivamente, na aquisição de alimentos.
“É um grande passo em defesa da mulher maranhense e no combate às desigualdades sociais. No momento da gestação, a mulher fica vulnerável e o programa acaba dando o auxilio e fortalecendo a autonomia e dando segurança a ela”, ressaltou a secretária de Estado da Mulher, Ana Mendonça.
O recurso do programa é oriundo da arrecadação de valores do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrados de produtos da cesta básica (arroz, feijão e ovos). O investimento é de R$ 20 milhões. “É um projeto inédito no país, que, além de ajudar a gestante maranhense, nasce com uma marca de justiça fiscal grande”, comentou o secretário de Estado da Fazenda, Marcellus Ribeiro Alves.
Para o gestor da SEEPP, Marcos Pacheco, o programa tem a marca da gestão Flávio Dino e traduz o conceito de convergência institucional. “Existe um acervo de estratégias e programas deste governo que têm uma convergência: o enfrentamento das desigualdades sociais. Existe uma concentração de esforços no sentido de resgatar o desenvolvimento social do estado”, salientou.
Adesão
Durante a solenidade, o secretário municipal de saúde de Coroatá e presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (Cosems-MA), Vinicius Araújo, assinou o Termo de Adesão Cheque Cesta Básica – Gestante, sendo o primeiro município a aderir formalmente ao programa. “O programa vai ajudar também a qualificar a porta de entrada do SUS, que é a atenção primária, estimulando que a grávida busque a unidade básica de saúde. Não podemos fazer saúde de forma isolada. Município fazendo um trabalho e Estado outro. O trabalho em conjunto é fundamental para quem quer fazer saúde com qualidade”, declarou.
Participaram também da solenidade o secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, os deputados estaduais Yglésio Moyses e Daniella Tema, gestores municipais de saúde, lideranças de movimentos populares, servidores e população.
Critérios
Para ingressar no programa, a gestante deve procurar a rede pública de saúde até a 12ª semana de gestação, estar cadastrada no município maranhense em que mora e possuir renda familiar mensal que não ultrapasse um salário mínimo. O cadastro será realizado pelo Município na primeira consulta pré-natal, através de sistema de informação específico.
O recebimento das parcelas está vinculado ao acompanhamento do pré-natal, puerpério e puericultura, conforme as condições: realizar uma consulta de pré-natal, obrigatoriamente, no primeiro trimestre e até a 12ª semana da gestação; cinco consultas de pré-natal, preferencialmente, duas no segundo e três no terceiro trimestre da gestação; duas consultas de puerpério e puericultura, sendo a primeira até sete dias e a segunda de 30 a 42 dias após o nascimento.
Outros critérios obrigatórios para receber as parcelas são a realização de exames laboratoriais, conforme calendário de pré-natal; cumprimento do esquema vacinal completo e atualizado da gestante comprovado pela caderneta de vacina; estratificação de risco gestacional, a ser realizada na primeira consulta e nas subsequentes; cumprimento do esquema vacinal completo e atualizado da criança comprovado pela caderneta de saúde da criança.
Em casos de parto prematuro, será garantida à beneficiária a concessão de até nove parcelas, desde que seja dada continuidade do acompanhamento de consultas e exames de puerpério e puericultura.
A validade do benefício encerra-se após 60 dias da disponibilização do crédito no cartão da beneficiária. Após esse período, o valor será restituído à conta específica do programa, podendo o Governo do Estado, realocá-lo.
A gestante deve comprovar nas consultas de puericultura seu ingresso nos programas de planejamento reprodutivo ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), caso isso não ocorra a mulher ficará impedida de acessar novamente o programa.
terça-feira, 19 de março de 2019
Weverton é reeleito para a Executiva Nacional do PDT
O senador Weverton (PDT-MA) foi reeleito para a Executiva Nacional do PDT, na manhã desta segunda-feira (18), na convenção do partido, em Brasília. Durante o encontro, foram discutidos temas como a conjuntura política do país e os projetos considerados prioritários para a população. Entre eles, o texto da Reforma da Previdência, contra o qual o partido fechou questão.
Essa reforma não pode prejudicar o trabalhador. Não vamos aceitar uma proposta que penalize a mulher, as pessoas que trabalham na zona rural, os pescadores, o professor, a professora e que só favorece quem está no topo da cadeia econômica”, ressaltou Weverton.
domingo, 17 de março de 2019
VEJA COMO FOI A COBERTURA DA RÁDIO E TV LÍDER, DO MAIOR CARNAVAL DO MARANHÃO.
MAIS DE 20hs de Transmissão ao vivo, 6 de Gravação, Quase 12mil REC manual e uma produção que levou 3 dias para concluir 9 Minutos do melhor Carnaval do Maranhão de novo.
😎🎥🎙 Parabéns Rádio e TV Líder em especial a toda equipe que mesmo com entraves trabalhou na maior cobertura da história de Vargem Grande-MA.
Os nossos agradecimentos aos nossos Patrocinadores e ao Prefeito Carlinhos Barros.
Veja o vídeo do resumo do maior Carnaval do Maranhão .
sábado, 16 de março de 2019
EXCLUSIVO: VEJA O VÍDEO DOS DOIS HOMENS MORTOS A TIROS
A equipe de reportagem da TV Líder está acompanhando tudo com exclusividade.
Um dos jovens era conhecido como Aliffy.
Veja os vídeos.
URGENTE: DUPLO HOMICÍDIO OCORRIDO AGORA A POUCO EM VARGEM GRANDE
Dois homens foram motos agora a pouco no Bairro São Miguel, na rua projetada 2.
As primeiras informações é de que 2 pessoas foram mortas a tiros.
Maiores informações a qualquer momento.
quinta-feira, 14 de março de 2019
VÍDEO - Assassino postou fotos com arma minutos antes do massacre em Suzano
Guilherme Taucci de Monteiro e Luiz Henrique Castro entraram armados na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), e mataram 8 pessoas, antes de cometerem suicídio.
Um dos dois assassinos que promoveram massacre da Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), que deixou dez pessoas mortas nesta quarta-feira (13), publicou no Facebook, minutos antes do ataque, fotos com uma máscara de caveira e com uma arma.
Em post feito às 9h34, Guilherme Taucci de Monteiro, de 17 anos, postou cerca de 20 fotos na rede social em que aparece fazendo gestos obscenos, segurando um revólver e usando no rosto um lenço com um desenho de caveira — item semelhante foi encontrado no local do crime.
Guilherme e Henrique Castro, de 25 anos, mataram oito pessoas e em seguida cometeram suicídio. Eles eram ex-alunos da escola estadual Raul Brasil, segundo informou o secretário de Segurança Pública de São Paulo, João Camilo Pires de Campos. Outras oito pessoas ficaram feridas.
COMEÇOU HOJE O 1° SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA, REALIZADO PELA SECRETÁRIA DE SAÚDE DE VARGEM GRANDE.
Foi realizado nesta quinta-feira (14), no auditório da SEMED, o 1º Seminário de Planejamento da Atenção Básica de Vargem Grande. O seminário visa, com o retorno das atividades as equipes de Saúde da Família, planejar as ações para melhorar os atendimentos aos usuários.
Participaram do momento os aprovados no seletivo que fazem parte da Atenção Primária de Vargem Grande e todos os coordenadores de Saúde, bem como a secretária municipal de Saúde Nicoly Mesquita.
"Já que a Atenção Primária é a porta de entrada do SUS, precisamos sempre elaborar estratégias para acolher nossa população com mais humanização e qualidade, elencando as prioridades de acordo com nosso diagnóstico situacional", disse a secretária.
O Seminário acontece também nesta sexta-feira (15) afim de preparar os profissionais para melhor atender a população vargem-grandense.
Publicado por Blog do Alpanir Mesquita .
quarta-feira, 13 de março de 2019
Atenção primária à saúde é debatida em conferência na Assembleia Legislativa
Gestores públicos e representantes de movimentos sociais deram início, na manhã desta quarta-feira (13), a um debate sobre saúde e financiamento do SUS, na abertura da I Conferência Livre da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde. As discussões seguem até esta quinta-feira (14), na Assembleia Legislativa.
O evento, realizado no Auditório Fernando Falcão, contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, e do deputado Dr. Yglésio (PDT), vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, que proferiram discursos defendendo a manutenção do Sistema Único de Saúde como instrumento de financiamento da saúde pública no país.
O deputado Dr. Yglésio parabenizou o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Saúde, por realizar a Conferência Livre da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, com debates sobre saúde como direito, além de consolidação e financiamento do SUS.
“Trata-se de uma discussão oportuna, inevitável e da maior importância porque, em matéria de saúde pública, são inúmeros os desafios em nosso país e temos ainda um longo caminho pela frente. A luta é árdua, os recursos são escassos, mas, hoje, há um esforço muito grande para que possamos assegurar as condições de melhoria dos indicadores de saúde em nosso estado”, afirmou o deputado.
Reestruturação da rede hospitalar
O secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula, fez um relato das ações realizadas pelo Governo do Estado, desde 2015, para reestruturar a rede hospitalar e de assistência à saúde pública no Maranhão. Ele afirmou que o Maranhão aumentou em mais de 100% o número de cirurgias entre 2014 e 2018. Além disso, houve incremento de 38% no número de atendimentos hospitalares. O secretário explicou que esta estatística inclui todos os procedimentos feitos dentro dos hospitais, como curativos, consultas e exames, por exemplo.
“Em 2014, foram realizadas 31.696 cirurgias. Em 2018, 64.403, aumento de 103,18%”, disse Carlos Lula. “Essa conta leva em consideração todas as unidades hospitalares do Maranhão. Em relação aos atendimentos, em 2014 eram 9,8 milhões. Em 2018, foram realizados 13,5 milhões, uma alta de 37,59%”, completou.
Segundo Carlos Lula, esses números só puderam ser alcançados porque houve a abertura de dez grandes hospitais no Estado entre 2015 e 2018. Foram inauguradas unidades nos municípios de Pinheiro, Caxias, Imperatriz, Santa Inês, Bacabal, Balsas, Chapadinha e Colinas.
Também foram entregues na capital o Hospital do Servidor e o Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO). Este último rapidamente se tornou referência de atendimento, pois possibilitou assistência ágil aos traumatizados, inclusive de outros estados.
A cerimônia de abertura da Conferência contou também com a presença da promotora de Justiça Glória Mafra; do superintendente de Vigilância Sanitária do Estado, Edmilson Diniz; do secretário municipal de Saúde de São Luís, Lula Fylho; de representantes do Conselho Estadual de Saúde; e de movimentos sociais constituídos por representantes de usuários do SUS.
domingo, 10 de março de 2019
EXCLUSIVO: EM ENTREVISTA NA TV LÍDER, PREFEITO CARLINHOS BARROS FALA SOBRE O GRANDIOSO CARNAVAL DE VARGEM GRANDE
O Prefeito do PCdoB, Carlinhos Barros em entrevista concedida no Programa VARGEM GRANDE AGORA da TV LÍDER, comandado Pelo Radialista Oneilson Sérgio, falou sobre a realização do Carnaval desse ano em Vargem Grande e fez agradecimentos a todos que colaboraram com esse mega evento.
Assista a entrevista:
sexta-feira, 8 de março de 2019
PREFEITO CARLINHOS BARROS FARÁ PAGAMENTO NESTE SÁBADO DOS SERVIDORES.
Com o comprometimento com os servidores do Município de Vargem Grande-Ma, o Prefeito Carlinhos Barros efetuará amanhã dia 09, o pagamento.
LAPADA NA RACHADA... BLOGUEIRO ALPANIR ACERTA O PRESIDENTE DA CÂMARA DE VARGEM GRANDE.
Em sua rede social do Facebook o Blogueiro Alpanir Mesquita, faz uma crítica ao Presidente da Câmara Municipal Braga do PSDB, por não realizar a sessão desta sexta-feira .
Veja o print da publicação.
É AMANHÃ QUE ACONTECE O GRANDE LAVA PRATOS DE NINA RODRIGUES
O Lava-Pratos de *Nina 2019* é o maior da região. Serão 12 horas de festa. Dia *09 de março* no Corredor da Folia. Sejam todos bem vindos.
*Programação Oficial*
Encontro de Paredões 16hs
Mayara Lins 18hs
Blocão do Nina 20hs
Sacode 22hs
Shinoda 00hs
Jhony Boy 02hs
#Carnaval2019 #LavaPratos2019 #NinaFolia #UmaCidadeMelhoraCadaDia
sexta-feira, 1 de março de 2019
É HOJE! QUE ACONTECE A GRANDE INAUGURAÇÃO DO NOVO POINT DA CIDADE DE VARGEM GRANDE "LOUNGE BEER"
A muito tempo Vargem Grande esperava ansiosa por um espaço como esse, e foi pensado nisso que o Empresário Ricardo Carneiro resolveu investir, para que os Vargengrandenses tivessem o direito de desfrutar de um local agradável onde pudesse oferecer, um bom cardápio, uma boa música e claro o principal "as bebidas" dos mais variados gostos e marcas.
O novo bar conceito de Vargem Grande fica localizado em frente a praça do mercado, e nesta sexta-feira dia 01 de março a partir das 17h e promete lotar a sua estrutura para a grande inauguração que contará com as atrações Rony Guimarães, e Hilton e Ódon.
Veja a entrevista concedida pelo Empresário Ricardo Carneiro ontem dia 28 ao programa Ponto a Ponto da Rádio Líder Fm.
Assassinos da “Chacina de Panaquatira” são condenados a mais de 260 anos de prisão
Dois homens e uma mulher foram condenados na quarta-feira (27), pela Justiça do Maranhão, pelo assassinato de três pessoas no dia 23 de maio de 2015, na Praia da Ponta Verde, em Panaquatira, São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís.
Na Chacina de Panaquatira, como o crime bárbaro ficou conhecido, outras quatro pessoas foram feridas pelo bando, que invadiu duas casas após chegar ao local em uma embarcação.
Cleonilson de Sousa Almeida, o “Bode”, foi condenado a 264 anos, três meses e 24 dias de prisão; Elenilton Coelho dos Santos, o “Sansinho”, foi condenado a 263 anos, dois meses e nove dias de prisão; e Joseane Aires da Costa foi condenada a 28 anos, um mês e 15 dias de prisão, mas recorrerá da sentença em liberdade. O trio respondeu por latrocínio (roubo seguido de morte), homicídio, roubo e associação criminosa com participação de adolescente.
Outro acusado, José Luís da Silva Araújo, foi absolvido por insuficiência de provas.
A sentença foi proferida pela juíza Teresa Cristina de Carvalho Pereira Mendes, titular da 1ª Vara Criminal de São José de Ribamar. A denúncia foi formulada pelo promotor Márcio José Bezerra Cruz.
Dois criminosos que participaram dessa ação criminosa morreram antes de serem presos. Na noite do crime, Valbenilson dos Santos Lobato, o “Pezão”, foi morto em uma troca de tiros com o policial Max Muller, que estava em uma das casas invadidas pelos criminosos.
Já Jozinaldo Aires da Costa, o “Nal de Panaquatira”, foi morto em confronto com policiais quando estava sendo procurado.
Um adolescente também participou da chacina, mas não foi denunciado por força de lei.
Relembre o caso
Em maio de 2015, o bando criminoso invadiu duas residências em Panaquatira e assassinou três pessoas durante a invasão da segunda casa: Alexsandro Vieira de Carvalho, Ananda Brasil Meireles e o policial militar Max Muller.
Outras quatro pessoas que estavam na casa, sendo três homens e uma mulher, sobreviveram à chacina
Assinar:
Postagens (Atom)