terça-feira, 30 de março de 2021

ELETROTERAPIA É UTILIZADA EM HOSPITAL DE CHAPADINHA EM RECUPERAÇÃO DE PACIENTES COM COVID-19

Pacientes internados por complicações da Covid-19 estão recebendo estimulação por eletroterapia para recuperação muscular no Hospital Regional de Chapadinha, da rede estadual de saúde. O recurso está gerando bons resultados, em especial em pacientes que passaram por longos períodos de sedação e intubação, cuja musculatura perdeu o tônus em função do não uso e dos bloqueadores neuromusculares. 

Pacientes de longa internação costumam ficar incapacitados de realizar movimentos simples. Por isso, além da fisioterapia respiratória, outro recurso no tratamento tem sido a eletroterapia, que consiste em aplicar correntes elétricas diversas para conseguir efeitos como analgesia, diminuição de edema, relaxamento e fortalecimento muscular, para auxiliar no processo de reabilitação. 

O fisioterapeuta especializado em terapia intensiva, Wilson Moreira de Oliveira Júnior, explica que em casos de intubação prolongada, com uso de sedativo e neurobloqueadores, após a extubação, o paciente perde graus de força e tônus muscular. “Em casos de Covid-19, que o paciente passa por um período de 10 a 15 dias de intubação, depois que tiramos a sedação o paciente perde certo grau de força, então a gente utiliza esse artifício para resgatar esse movimento o mais rápido possível, e tem sido um sucesso. A gente coloca essa corrente na região, que faz o incentivo do movimento, promove a contração da musculatura e ajuda esse paciente fazer o movimento que ele não conseguia”, explica o fisioterapeuta.

A corrente utilizada para esse tratamento é a FES (Estimulação Elétrica Funcional), uma corrente alternada de baixa frequência, que provoca contrações musculares através de eletrodos sobre a pele do paciente. 

Regina Simone Martins Rabelo, de 45 anos, passou 14 dias na UTI do Hospital Regional de Chapadinha. Agora, em leito de enfermaria, ela continua o tratamento com a eletroestimulação. A paciente recorda dos dias de tristeza e conta como foi a recuperação com a eletroterapia. 

“Foram dias de muita tristeza com aquele tubo na minha boca, sem poder comer, nem respirar direito. Depois que comecei essa terapia, me ajudou muito. Eu não conseguia abrir uma porta. Ir para o outro lado não conseguia. Depois que botaram essas coisas [eletrodos] nas minhas costas e nos meus braços, ficou melhor pra mim. Passaram as dores e agora tá só alegria”, diz dona Regina. 

O Hospital Regional de Chapadinha é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e possui 22 leitos clínicos e 12 leitos de UTI específicos para atendimento de casos da doença. 

“Graças aos esforços de todos os nossos profissionais, de todos os setores, como portaria, equipe da limpeza, técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, assistente social, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, equipe médica, supervisores e coordenadores, temos conseguido devolver nossos pacientes com vida e saúde para suas famílias. Nossos agradecimentos a essa equipe incansável, que mesmo diante desse cenário tem dado tudo de si”, pontuou o diretor geral da unidade, Francisco de Assis de Sousa Paiva.

terça-feira, 23 de março de 2021

CONFIRMADO: CRIME OCORRIDO AGORA A POUCO EM VARGEM GRANDE, UM JOVEM FOI ASSASSINADO.

 


Informações colhidas agora pouco ao nosso Blog, dão conta de um Assassinato ocorrido agora pouco no Campo de Aviação nas proximidades do Lixão, um jovem conhecido como Fabiano, a Polícia não descarta um acerto de contas.

Daqui a pouco mais informações:

HOMICÍDIO OU SUICÍDIO? HOMEM É ENCONTRADO MORTO DENTRO DE UM CARRO EM VARGEM GRANDE.

 

Foto ilustrativa:

Um homem ainda não identificado foi encontrado morto dentro de carro nas proximidades do Lixão de Vargem Grande, um grupo de pessoas que estavam orando nas proximidades viu e comunicou a polícia, imediatamente as guarnições da Polícia Civil, Militar e Guarda Municipal, se deslocaram até o local do crime.

A qualquer momento maiores informações. 

terça-feira, 2 de março de 2021

Othelino Neto suspende atividades presenciais na Alema a partir de segunda-feira (08)

 

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), foi o primeiro a oficializar a suspensão das atividades presenciais. A decisão foi tomada conjuntamente nesta segunda-feira (01), após reunião com o Governador Flávio Dino (PcdoB), prefeitos da Grande Ilha e representantes dos principais Órgãos e Poderes.

A suspensão dos trabalhos presenciais se iniciará na próxima segunda-feira (08) e terminará no dia 15. Durante esse período, todos os trabalhos deverão ser feitos de forma remota, medida que visa impedir o crescimento do número de casos da Covid19.

Confira o comunicado abaixo.

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão informa que suspenderá as atividades presenciais, a partir da próxima segunda-feira, 8 de março, até o dia 15, passando a atuar de forma remota neste período.

A deliberação foi tomada na tarde desta segunda-feira (01) pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PC do B), após a reunião do governador Flávio Dino (PC do B) com representantes dos poderes constituídos e prefeitos da Grande Ilha.

A suspensão dos trabalhos presenciais por uma semana tem por objetivo preservar a saúde de deputados e servidores da Assembleia, diante da curva de crescimento do novo coronavírus no Maranhão e em função da sobrecarga na rede de saúde.

Agradecemos a compreensão de todos!

 Othelino Neto

Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão.

segunda-feira, 1 de março de 2021

Dino decide não decretar lockdown; eventos estão suspensos

 

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), decidiu hoje (1º), em reunião com prefeitos da Região Metropolitana de São Luís, de Imperatriz, e autoridades do TJ, MP e TCE, que ainda não vai decretar lockdown no estado.

O comunista informou também que determinará a suspensão de atividades presenciais no serviço público por dez dias, a partir da próxima segunda-feira (8).

Eventos – mesmo aqueles com até 150 pessoas – não serão mais permitidos.

Além disso, é provável que haja novas restrições ao comércio, mas isso será definido apenas amanhã (2), após reunião com representantes do empresariado local.