segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Foguete não dá ré! Weverton confirma pré-candidatura ao governo do Maranhão

 

O senador Weverton confirmou, no início da noite desta segunda-feira (31), em coletiva realizada na sede do PDT e transmitida nas redes sociais, que mantém sua pré-candidatura ao governo do Maranhão em 2022.

Weverton estava acompanhado do presidente da Famem Erlânio Xavier, do presidente da Assembleia Legislativa Othelino Neto, da senadora Eliziane Gama, do secretário de Segurança Pública Jefferson Portela, de deputados estaduais e federais e demais integrantes do grupo político do senador.
Em sua fala, Weverton disse que comunicou ao governador Flávio Dino sobre sua decisão e de que o grupo tende a votar nele para o Senado. Como todos sabem, Dino apoia o vice-governador Carlos Brandão. 
“Lamentamos a escolha do Flávio pelo vice-governador para ser seu sucessor, nada contra o Carlos Brandão, acontece que nós temos pensamentos diferentes, o Brandão é de um campo político, nós somos de outro campo, não adianta agora ele vim para um partido de esquerda e de uma hora para outra virar progressista”, declarou Weverton.

Por Blog do Alpanir Mesquita. 

PREFEITA FABIANA MENDES DETERMINA RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS VICINAIS EM PRESIDENTE VARGAS

 

A prefeitura Municipal de Presidente Vargas, através da Secretária de Obras, realiza recuperação de estradas da Zona Rural. Essa iniciativa é uma ação importante para melhorar o dia a dia de quem mora no interior.

 

O roteiro de manutenção vem acontecendo nos povoados: Retiro, Morada Nova, Garrafão, Canapun até trechos do Tingidor. Devido ao clima adverso do inverno e ao longo período sem reformas as estradas estavam degradadas. 

Moradores locais e itinerantes sofriam com as dificuldades enfrentadas diariamente para se locomoverem, principalmente pelos problemas decorrentes de alagamentos.

Diante desse quatro, preocupante a manutenção dessas entradas é um pontapé inicial para melhores condições de trafegabilidade.

 Por: Blog do Thales Castro.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Passaporte Vacinal protege a população e a economia", afirma Othelino

Nesta sexta-feira (14), o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), afirmou que a obrigatoriedade de apresentação do Passaporte Vacinal para acesso a estabelecimentos e eventos em geral, no estado, tem como objetivo proteger não só a população contra a Covid-19, mas, também, a atividade econômica. O parlamentar é autor do Projeto de Lei 001/2022, que trata sobre o tema e está tramitando na Casa. 


Ele justificou que a matéria Othelino destacou que é cientificamente comprovado que pessoas vacinadas, quando contaminadas pela Covid-19, apresentam quadro sintomático mais leve e carga viral muito menor, o que faz com que o risco de transmissibilidade e de internação hospitalar também sejam reduzidos.  


O chefe do Parlamento Estadual afirmou, ainda, que a medida visa conter o aumento de novos casos de infecção pelo coronavírus e evitar que ações mais restritivas sejam tomadas, a exemplo do que vem acontecendo em outros países, principalmente na Europa, onde restrições a pessoas não vacinados já estão em vigor. No Brasil, pelo menos 19 cidades já adotaram a obrigatoriedade do passaporte vacinal.


“Esse é o objetivo do projeto, proteger as pessoas e, também, a economia. Se nós não adotarmos iniciativas como essa e a rede hospitalar continuar sendo pressionada de forma crescente, medidas mais proibitivas acabarão se impondo, o que será prejudicial para a atividade econômica e para a vida das pessoas”, alertou Othelino Neto.


O chefe do Legislativo maranhense reforçou que a melhor forma de prevenir contra a doença é estimulando a vacinação. “Esse projeto de lei não visa tirar a liberdade de ninguém, mas garantir a liberdade daqueles que querem cuidar da sua saúde e, claro, respeitando a vida dos outros”, frisou.


Comprovação


De acordo com a proposição do parlamentar, o documento físico ou eletrônico comprovando a vacinação deverá ser exigido por bares, restaurantes, hotéis, pousadas, academias e eventos de maneira geral a todos os cidadãos que, de acordo com a sua idade, já estejam autorizados a tomarem o imunizante contra a Covid-19. 

Aqueles que, por motivos médicos, não podem tomar qualquer tipo de imunizante contra a Covid-19 deverão comprovar essa condição para ter acesso aos estabelecimentos ou eventos.


Tramitação


O PL 001/2022 foi publicado no Diário Oficial da Casa, na quarta-feira (12), e passará ainda pelas comissões temáticas de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e Saúde para receber parecer antes de ir à votação no Plenário, em fevereiro, no retorno dos trabalhos.


Othelino afirmou que, durante esse período, o projeto está à disposição para que cidadãos, profissionais da saúde e de outras áreas deem a sua contribuição. 


“Nós temos muito tempo ainda até o início de fevereiro para que possamos, inclusive, aperfeiçoar o projeto de lei. Por isso, esse período vai ser importante para que a gente possa acrescentar ou fazer alguma modificação no texto. A expectativa é de que, ainda no mês de fevereiro, seja aprovado pela Assembleia e encaminhado para a manifestação do governador Flávio Dino”, finalizou.