quarta-feira, 29 de abril de 2020
GOVERNADOR FLÁVIO DINO ANUNCIA NOVOS LEITOS PARA ATENDIMENTO A PACIENTES COM COVID -19
O Governo do Estado disponibilizará ainda esta semana novos leitos de UTI para atendimento a pacientes com a Covid-19. O anúncio foi feito pelo governador Flávio Dino em coletiva realizada nesta segunda-feira (27) e faz parte do conjunto de novas medidas para o combate ao novo coronavírus no Maranhão. O aumento no número de leitos vai ampliar a capacidade de atendimento da rede estadual de saúde diante da crescente demanda por conta do novo coronavírus.
“É importante dizer que a nossa luta com as medidas preventivas de distanciamento, isolamento e agora o uso de máscaras é garantir que haja dispersão no tempo para crescimento de casos. Por isso, nós precisamos fazer com que o vírus se expanda em uma velocidade mais lenta para que possamos garantir o aumento de leitos o máximo quanto possível, e assim darmos conta desta super demanda. Esse esforço é constante tanto na capital como em outras regiões do estado”, afirmou o governador Flávio Dino.
No início do mês de março, quando eram registrados os primeiros casos de coronavírus no Brasil, o Maranhão dispunha de 132 leitos de UTI e 120 de enfermaria. Atualmente, são 628 leitos dedicados unicamente a pacientes com Covid-19, destes, 193 são de UTI, e 435 de enfermaria. Como mais de 90% dos casos confirmados se encontram concentrados na Ilha de São Luís, a região também detém a maior parte dos leitos, com 112 de UTI e 267 clínicos.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a concentração no número de casos positivos na região metropolitana demanda mais leitos para a capital. “Inicialmente serão mais 40 leitos de UTI, 20 no Hospital Real e mais 20 no Hospital Universitário (HUUFMA), além dos a serem adquiridos no Hospital Português. Também estamos criando mais 130 leitos clínicos, mais um andar no Hospital do Servidor com 50 leitos, bem como os hospitais de campanha em Açailândia e São Luís, medidas estas que irão reforçar o combate ao vírus”, disse.
Até a noite deste domingo, a região metropolitana estava com 106 leitos de UTI ocupados, o que corresponde a 95% da ocupação, e 93 leitos de enfermagem, 65% de ocupação. Nas demais regiões do estado, onde estão situados os Hospitais Macrorregionais, a ocupação é de 12%, onde dos 81 leitos de UTI distribuídos, 10 seguem sendo utilizados. Quanto aos leitos de enfermagem, dos 168, estão em uso somente 11.
Estrutura em andamento
Há, ainda, obras de construção do anexo com 50 leitos no Hospital Nina Rodrigues, além dos entregues nesta segunda-feira com o anexo da UPA do Itaqui-Bacanga. No interior do estado, o Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz, irá receber mais equipamentos e 12 novos leitos de UTI e 26 leitos clínicos. Em Açailândia, já está sendo montado um hospital de campanha com capacidade para 60 leitos.
Na cidade de Lago da Pedra, a SES segue concluindo as obras na unidade de saúde, que tem capacidade para 50 leitos. Em Santa Luzia do Paruá, a rede estadual de saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra) entregará o Hospital Regional Francisca Melo com mais de 70 leitos. Também estão em andamento as obras no Hospital Carlos Macieira, em Colinas.
Lockdown
Ainda durante pronunciamento realizado na manhã desta segunda-feira, o governador Flávio Dino reiterou a necessidade da cooperação da população para impedir a proliferação do coronavírus, e consequentemente o número de infectados pela doença. Se não ocorrer uma redução dos casos pode haver uma possível insuficiência na oferta de leitos de UTI e de enfermagem na capital.
“Se continuarmos com essa tendência de crescimento e, mesmo com todos os esforços que o governo vem fazendo, se observamos que os casos continuam crescendo podemos decretar o bloqueio total, caso os leitos disponíveis não sejam suficientes. A adoção de medidas ainda mais restritivas é uma possibilidade, portanto as pessoas precisam respeitar o isolamento social para reduzirmos a demanda pelos serviços de saúde”, disse o governador.
domingo, 26 de abril de 2020
LIVE DE RONNY GUIMARÃES É A MELHOR DA REGIÃO, DIZ OS INTERNAUTAS.
Na noite de Sábado dia 25 de abril, o cantor e compositor Ronny Guimarães, deu um show a parte em sua Live no canal do YouTube.
Conhecido como um cantor de músicas da sofrência, Ronny também colocou em seu repertório músicas de todos os estilos e gostos para aqueles que o assistiram a sua Live, o romantismo tomou conta da noite, um orgulho para nós Vargengrandense, que já temos muitos talentos nessa área.
Uma grande estrutura foi montada especialmente para essa Live, que contou com a ajuda em especial do empresário Ricardo Carneiro que cedeu a sua residência no cetro da Cidade, para servir de cenário ao músico.
Jovem com apenas 25 anos de idade, entrou na carreira musical aos 15 anos e contou muito com o apoio de seu Pai conhecido com Camelinho, empresário na época no meio artístico.
Suporte:
O suporte foi dado pela Starone Net do Empresário Rubinho e a emissora de Televisão Vargengrandense, a TV LÍDER, pioneira já em transmissões ao vivo de eventos esportivos e shows musicais na Cidade, onde a mesma transmitiu com muita qualidade o carnaval 2020 na Cidade e que teve grande reconhecimento pelo seu trabalho.
Mais essa Live em especial, era mais um desafio a esta emissora e seus profissionais, o proprietário chefe da emissora Toninho Abreu entende que o momento é oportuno para ajudar não só os músicos da Cidade, mais sim todos aqueles que acompanharam em suas residências, a melhor Live da Cidade.
Nós agradecemos aqueles que ajudaram através do QR CODE e nos patrocínios.
-PREFEITURA DE VARGEM GRANDE.
-LOUNGE BEER.
-BRASEIRO LINGUIÇAS.
-CLAUDIA MORGEANA.
-DEPUTADO OTHELINO NETO.
-FÁBIO BRAGA.
-LANDRY MÓVEIS.
-STARONE NET, ORG: RUBINHO.
-MADEIREIRA STO. ANTONIO DE PÁDUA.
-CACHAÇA CAPOTIRA.
-PROJE AGRO.
Assista quantas vezes quiser:
terça-feira, 21 de abril de 2020
TSE DIZ TER CONDIÇÕES DE MANTER ELEIÇÕES MUNICIPAIS EM OUTUBRO DESTE ANO
O Grupo de trabalho criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para avaliar o impacto da pandemia do novo coronavírus concluiu nesta última segunda-feira (20) que as eleições de outubro devem ser mantidas. O grupo foi criado para responder aos questionamentos sobre a capacidade da Justiça Eleitoral de manter o calendário eleitoral e os procedimentos preparatórios diante das medidas de isolamento.
Pela conclusão do grupo, “a Justiça Eleitoral, até o momento, tem condições materiais para a implementação das eleições no corrente ano”. A conclusão foi tomada com base em informações enviadas pelos tribunais regionais eleitorais e setores internos do TSE. Outros encontros semanais serão realizados para reavaliação da situação.
O primeiro turno será realizado no dia 4 de outubro. Se necessário, o segundo turno será no dia 25 do mesmo mês. Cerca de 146 milhões de eleitores estarão aptos a votar para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.
Othelino anuncia votação de projeto que reduz mensalidade de escolas e faculdades em 30%
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), anunciou, na segunda-feira (20), em sua conta pessoal no twitter, que incluirá, na Ordem do Dia da próxima Sessão Extraordinária marcada para a próxima segunda-feira dia 27 deste mês, com Votação Remota por Videoconferência, cuja data ainda será definida, o Projeto de Lei 088/20, de autoria do deputado Rildo Amaral (Solidariedade), que visa garantir redução de 30% das mensalidades de escolas particulares (ensino fundamental e médio), assim como a emenda ao PL, de autoria do deputado Dr. Yglésio (PROS), incluindo o nível superior.
O chefe do Parlamento Estadual comentou que não percebeu boa vontade por parte da maioria das escolas particulares em discutir, de forma clara e transparente, a possível redução nos valores das mensalidades escolares, nesse período de suspensão das aulas presencias, por conta da pandemia do novo coronavírus.
“Achei que o bom senso iria prosperar e chegaríamos a um entendimento que beneficiasse a todos os envolvidos: empresários, estudantes, professores e funcionários administrativos dos estabelecimentos de ensino. Diante disso, informo que incluirei na Ordem Do Dia da próxima sessão da Assembleia o Projeto de Lei, assim como a respectiva emenda”, afirmou Othelino Neto.
sexta-feira, 17 de abril de 2020
PRIMEIRO CASO CONFIRMADO DA COVID -19 EM VARGEM GRANDE
O prefeito de Vargem grande Carlinhos Barros acompanhado da secretária de saúde do município Nicole Mesquita e do Coordenador do laboratório municipal o bioquímico Jota Barros, usou na tarde desta sexta feira 17 de abril de 2020 a TV líder para comunicar a população sobre o primeiro caso confimado de corona vírus no munícipio.
A paciente é uma mulher de 41 anos natural de Vargem grande ela está em isolamento domiciliar e não apresenta quadro grave.
Até o momento o município possui:
1 caso suspeito
1 confirmado
22 descartados
24 monitoramentos.
Foi criado um gabinete de crise pelo poder executivo com o apoio dos poderes legislativo e judiciário, além da promotoria de justiça e corpo de bombeiros civil, onde são discutidas estratégias de combate à Covid-19. A secretaria também está realizando triagem de pessoas que chegam de outros estados com o apoio das polícias e guarda municipal.
A orientação é que todos os cidadãos adotem as medidas sanitárias exigidas pelo Ministério da saúde, para evitar que mais pessoas sejam contaminadas com o vírus.
No Maranhão segundo boletin da secretaria de Estado da Saúde são 797 casos confirmados 39 suspeitos 40 mortes e 96 pessoas estão recuperadas e 2.465 descartados até esta quinta feira.
No Brasil 1.950 pessoas já morreram em decorrência do coronavirus, porém 14.026 estão recuperadas do total 30.961 casos confirmados.
Acompanhe a entrevista na íntegra neste Link no YouTube.
https://youtu.be/iJzwfKntt1E
Por: LAYNE CORRÊA-SECOM
quinta-feira, 16 de abril de 2020
MANDETTA ANUNCIA EM REDE SOCIAL QUE FOI DEMITIDO POR BOLSONARO

Isac Nobrega/Presidência
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) demitiu, nesta quinta-feira (16), o ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta. A decisão, comunicada em reunião no Palácio do Planalto, é resultado de semanas de tensões e discordâncias públicas entre o executivo e o agora ex-chefe da pasta sobre como combater a pandemia do novo coronavírus no Brasil.
Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde.
Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e
45,3 mil pessoas estão falando sobre isso
O provável substituto é o oncologista Nelson Teich, que se reuniu com Bolsonaro na manhã desta quinta, em Brasília. No encontro, o médico apresentou propostas de enfrentamento à COVID-19 no país.
Ciente a iminência da demissão, Mandetta adotou um discurso de despedida desde essa quarta-feira. Em entrevista coletiva, o então ministro da saúde disse “não ser insubstituível” e que as ações propostas pela pasta no combate ao avanço da COVID-19 no país são baseadas em ciência.
“Não somos insubstituíveis, nunca falamos que somos. São visões diferentes. Ele (Bolsonaro) claramente externa que quer um outro tipo de posição por parte do Ministério da Saúde. Eu, baseado no que nós recebemos e baseado em ciência, tenho esse caminho para oferecer. Fora desse caminho, tem que achar alternativas. E tem muitas alternativas, gente muito boa, muito experiente”, disse.
Mais tarde, Mandetta subiu o tom, desabafou e fez claras críticas à postura do presidente Jair Bolsonaro no combate à pandemia.
Mais tarde, Mandetta subiu o tom, desabafou e fez claras críticas à postura do presidente Jair Bolsonaro no combate à pandemia.
“São 60 dias nessa batalha. Isso cansa! Sessenta dias tendo de medir palavras. Você conversa hoje, a pessoa (Bolsonaro) entende, diz que concorda, depois muda de ideia e fala tudo diferente. Você vai, conversa, parece que está tudo acertado e, em seguida, o camarada muda o discurso de novo. Já chega, né? Já ajudamos bastante”, disse, em entrevista à revista Veja.
Enquanto esteve no cargo, Mandetta seguiu recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e orientou um confinamento mais abrangente, que incluísse a maioria da população, com o objetivo de evitar mortes e sobrecarga no sistema de saúde. Já Bolsonaro, com o propósito de reduzir danos econômicos, defende o chamado “isolamento vertical”, em que apenas aqueles que estão em grupos de risco (idosos e pessoas com doenças crônicas) devem ficar em casa.
Entre os substitutos cogitados está o oncologista Nelson Teich, que se reuniu na manhã desta quinta-feira com o presidente, em Brasília. Outros nomes avaliados são o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), ex-ministro da Cidadania de Bolsonaro, e o secretário-executivo do Ministério da Saúde João Gabbardo dos Reis.
Tensões
Tensões
As especulações sobre a troca de comando no Ministério da Saúde se arrastam há semanas. No último dia 6, Bolsonaro havia decidido pela demissão de Mandetta, mas voltou atrás ao ser convencido pela chamada “ala militar” do governo de que era melhor mantê-lo no cargo em meio à crise. Naquele momento, houve uma reaproximação entre os dois, que concordaram em tentar unificar o discurso do governo federal no enfrentamento à pandemia.
Porém, dias depois, Bolsonaro desrespeitou publicamente recomendações do Ministério da Saúde e causou aglomerações em três dias consecutivos – duas vezes em Brasília e uma na cidade goiana de Águas Lindas. A atitude do presidente foi mal recebida por Mandetta e outros integrantes da pasta.
A tensão voltou a crescer quando o ministro concedeu uma entrevista ao Fantástico, da TV Globo, no último domingo. Mandetta lamentou as divergências no combate à pandemia e disse que a o brasileiro não sabe quem deve escutar: o Ministério da Saúde ou o presidente. As declarações irritaram o governo e aumentaram a pressão pela demissão, agora com o aval da própria “ala militar”.
“O presidente olha pelo lado da economia. O Ministério da Saúde entende a economia, entende a cultura e educação, mas chama pelo lado de equilíbrio e proteção à vida. Eu espero que essa validação dos diferentes modelos de enfrentação possa ser comum e termos uma ala única, uma fala unificada. Porque isso leva pro brasileiro uma dubiedade. Ele não sabe se ele escuta o ministro da Saúde, se ele escuta o presidente, quem é que ele escuta”, disse Mandetta, na ocasião.
Trajetória
Médico ortopedista, Luiz Henrique Mandetta, de 55 anos, foi deputado federal em duas legislaturas pelo DEM do Mato Grosso do Sul, entre 2011 e 2018. Indicado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), foi convidado por Bolsonaro, em novembro de 2018, para assumir o Ministério da Saúde.
Antiabortista e crítico ferrenho do programa Mais Médicos, criado pelo governo Dilma Rousseff (PT) em 2013, Mandetta era bem avaliado por Bolsonaro até o início da crise do coronavírus no Brasil. As discordâncias e tensões públicas, porém, colocaram fim à passagem do médico pela pasta.
Do Imparcial
quarta-feira, 8 de abril de 2020
Assembléia Legislativa apoia medidas do Governo do Estado para restringir viagens na Semana santa
O objetivo, além de evitar que a circulação de pessoas aumente a disseminação em massa do novo coronavírus, é manter as medidas preventivas recomendadas pelas organizações de saúde para conter o avanço da COVID-19.
“Sabemos que nesta data muitas pessoas convergem principalmente ao interior do estado, para celebração em família dos dias santos, mas estamos pedindo a todos que, se possível, mantenham o distanciamento do convívio social e fiquem em casa, pois essa é a melhor maneira de evitar a propagação do vírus no nosso estado”, acentuou Othelino Neto.
Além do chefe do Legislativo, o documento intitulado ‘Nota conjunta à população maranhense’ foi assinado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos; procurador-geral de Justiça do Estado, Luiz Gonzaga Martins Coelho; pelo presidente da Famem, Erlanio Xavier; defensor-geral do Estado, Alberto Bastos, e pelo presidente da OAB-MA, Thiago Diaz.
No documento, as instituições reafirmam, também, a necessidade da manutenção das medidas de prevenção recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Decretos Estaduais em que o Governo declarou estado de calamidade pública no Maranhão; regulamentou o isolamento social e prorrogou as medidas restritivas de prevenção e enfrentamento ao coronavírus.
A nota conjunta apresenta ainda números que reforçam a recomendação do isolamento e da não formação de quaisquer tipos de aglomerações. “As recomendações devem ser cumpridas fielmente pelos cidadãos, como a melhor forma de conter os registros de mais de 12 mil infectados e 500 óbitos no Brasil, que continuam a crescer, inclusive já chegando ao registro de 11 mortes no Maranhão pelo novo coronavírus”, diz o documento.
A nota conjunta apresenta ainda números que reforçam a recomendação do isolamento e da não formação de quaisquer tipos de aglomerações. “As recomendações devem ser cumpridas fielmente pelos cidadãos, como a melhor forma de conter os registros de mais de 12 mil infectados e 500 óbitos no Brasil, que continuam a crescer, inclusive já chegando ao registro de 11 mortes no Maranhão pelo novo coronavírus”, diz o documento.
“As restrições listadas pelas autoridades de Saúde ensejam evitar, em nosso país, o que já acontece em países da Europa, Ásia e América do Norte. O mundo todo, de acordo com dados divulgados pela OMS, já conta com mais de 1 milhão e 400 mil pessoas infectadas e mais de 80 mil mortes”, completam.
Serviços Essenciais
Em outro ponto, o documento fala das restrições dos serviços essenciais e dos serviços de delivery e drive trhu, lojas de materiais de construção, comércio de alimentos, lavanderia, clínicas, farmácias e óticas, que devem cumprir exigências de funcionamento, como oferta de proteção aos funcionários, clientes e colaboradores.
“Neste momento delicado e de gravidade extrema, desejamos que todos mantenham a união, a fim de evitar o caos social no tocante aos radicalismos de natureza ideológica ou político-partidária. A pluralidade de pensamentos deve existir, de forma respeitosa e harmônica, sem que haja descumprimento das medidas de proteção da Saúde Pública e legislações vigentes”, acentuam as instituições na nota conjunta.
“Continuaremos trabalhando para garantir os direitos e a preservação da vida dos cidadãos do Maranhão. E recomendamos que todos os maranhenses fiquem em casa, para o melhor enfrentamento dessa pandemia e para que, tão logo, possamos retornar às nossas atividades, em segurança”, reforçaram ao finalizar.
Por: layne Corrêa
Do portal da Assembleia legislativa do MA
Do portal da Assembleia legislativa do MA
quinta-feira, 2 de abril de 2020
OPOSIÇÃO DE VARGEM GRANDE DEMONSTRA SINAIS DE FRACASSO
Nos últimos meses com a perda de aliados políticos para a base governista de Carlinhos Barros, a oposição de Vargem grande que tem o comando do ex prefeito Dr. Miguel Rodrigues Fernandes tem demostrado queda significativa. Políticos e simpatizantes do grupo"15" têm aderido cada vez mais ao governo do prefeito Carlinhos Barros do PCdoB.
Nas eleições de 2016 a oposição foi derrotada com pouco mais de sete mil votos de diferença, quando a esposa do ex prefeito, Irandir Fernandes concorreu ao executivo municipal. Carlinhos Barros venceu com 65,94% dos votos um total de 15.236, ela conseguiu apenas 7.641 votos. Nestas eleições parece que a cena vai se repetir.
Em março deste ano Carlinhos Barros anunciou em sua rede social a vinda da ex prefeita Aparecida Leite, grande liderança política no município e do empresário Edimilson Carneiro. Vários vereadores e ex vereadores também decidiram aderi ao grupo. O mais recém chegado foi Terlin Pires.
Veja as fotos de alguns dos novos aliados do prefeito Carlinhos Barros.
Assembleia prorroga por mais 15 dias suspensão das atividades na Casa em prevenção à pandemia da COVID-19
Othelino prorrogou o prazo de suspensão das atividades do Parlamento por mais 15 dias, como medida preventiva contra a pandemia do novo coronavírus
O novo prazo começa a valer no próximo dia 5 de abril e termina no dia 19 do mesmo mês.
“O Parlamento maranhense continuará seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, para enfrentarmos essa pandemia, garantindo a segurança e a saúde dos parlamentares, servidores, estagiários, terceirizados e demais colaboradores da Casa, bem como de toda a população”, afirmou Othelino Neto.
Serviços essenciais
A nova Resolução Administrativa determina que os demais artigos e dispositivos estabelecidos na Resolução Administrativa 159/2020, editada em 21 de março, permanecem inalterados, incluindo a continuidade do funcionamento dos serviços essenciais com regimes de rodízio, plantões, redução de expediente ou trabalho remoto, incluindo-se entre estes a Presidência, Gabinete Militar e as Diretorias Geral, de Saúde, de Comunicação, Orçamento e Finanças, de Administração e de Recursos Humanos.
O documento dispõe ainda que a suspensão das atividades poderá ser novamente prorrogada, mediante avaliação das circunstâncias e dos dados oficiais atualizados pelos órgãos de saúde e consoante às orientações técnicas das instâncias governamentais responsáveis pelo combate à pandemia.
A decisão fundamenta-se em todas as razões motivadoras para a edição da Resolução 159, de 21 de março de 2020, destacando-se principalmente a Declaração Pública de Pandemia divulgada pela OMS, em 11 de março de 2020, e, também, o Decreto Estadual 35.672, do Governo do Maranhão, que declara estado de calamidade pública no Maranhão. Além disso, considera que a segurança e a saúde de todos são prioridades nestas circunstâncias de enfrentamento à COVID-19.
Trabalhador sofre descarga elétrica e morre no interior do MA
Por: PORTAL JG
Nessa quarta-feira (1º), um jovem identificado como Jaison Morgado morreu ao receber uma descarga elétrica enquanto trabalhava cortando galhos de uma árvore no município de Pindaré-Mirim.
Segundo a polícia, uma moradora do povoado contratou o jovem para cortar galhos de uma mangueira por R$ 40. Ao perceber a fiação elétrica, ele pediu pelas chinelas para evitar levar um choque, porém ao tentar pegá-las, Jailson encostou no fio e acabou tomando a descarga elétrica.
Jaison ainda chegou a ser levado ao hospital do município, mas não resistiu e veio a óbito minutos depois.
quarta-feira, 1 de abril de 2020
Ex vereador Terlin Pires adere ao grupo do prefeito Carlinhos Barros
A notícia foi dada pelo próprio prefeito em sua rede social no final da tarde está quarta feira dia 01 de abril de 2020.
Carlinhos Barros tem ganhado cada vez mais apoio de forças políticas e reconhecimento do público. No mês passado também decidiram dar apoio ao governo a ex prefeita Aparecida Ribeiro e Edimilson Carneiro.
Por: LAYNE CORRÊA
Seis já se curaram de Covid-19 no Maranhão, diz Carlos Lula

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula, anunciou hoje (1º), durante entrevista ao programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM, que o Maranhão já registrou seis casos de infectados que se curaram do novo coronavírus.
“Nós temos os seis primeiros casos de pessoas que se curaram a doença no Maranhão, Isso mostra que vamos vencer essa doença”, declarou.
Já nas redes sociais, o governador Flávio Dino (PCdoB) confirmou mais dez casos de Covid-19: agora são 62 oficialmente infectados no estado.
DO blog: Gilberto Leda
Assinar:
Postagens (Atom)